sexta-feira, 2 de maio de 2014

Treino funcional desenvolve força, equilíbrio, flexibilidade e resistência

   A ciência do treinamento é uma área do conhecimento científico em constante evolução.  
Este processo de evolução teve uma grande aceleração a partir da década de 70, quando teve início a difusão do conceito do treinamento aeróbico, que desencadeou a conscientização da importância da atividade física para promoção de saúde.

Nas últimas décadas várias metodologias de treinamento ganharam espaço, procurando adequar o conceito de exercício físico às necessidades individuais, tanto para melhora de rendimento esportivo, quanto para promoção de saúde.

O desafio maior tem sido atender à especificidade do gesto motor, ou seja, contemplar a natureza da execução do movimento e ao mesmo tempo promover os benefícios que os exercícios devem trazer. 
Esta é a proposta básica do conceito de treino funcional, que constitui um modelo que ganha cada vez mais adeptos.
 No Brasil, o professor Luciano D’Elia foi, sem dúvida, o maior difusor deste conceito.

No funcional, a proposta é desenvolver as diferentes qualidades físicas como equilíbrio, flexibilidade, força e resistência através de exercícios que reproduzem movimentos associados com a prática de determinadas modalidades esportivas ou mesmo relacionados às atividades laborais.
Nele, o peso do corpo também é utilizado como sobrecarga para os exercícios e são realizados padrões de movimentos em vez de simplesmente movimentos com grupos musculares localizados.

Existem alguns equipamentos que surgiram com o objetivo de implementar o conceito do treinamento funcional. 
A proposta tem sido sempre de evoluir a metodologia utilizada, agregando recursos que proporcionem a graduação de resistência aos movimentos específicos.

Um desses equipamentos é uma plataforma adaptada a cordas elásticas que podem ser ajustadas aos segmentos corporais, possibilitando oferecer resistência aos mais variados gestos motores. 
O uso destes equipamentos proporciona cada vez mais a utilização do conceito do treino funcional para um universo maior de pessoas, incluindo idosos, crianças e atletas de alto rendimento.


Matéria publicada pelo site Globo.com

Nenhum comentário:

Qual seu objetivo com a prática da musculação?